Geração 3 sem


Sim sou, e a ela pertenço
A geração dos números
e que a tudo dá um preço

Com 100, tens 3 cervejas
e alguns momentos de lazer
Mas e se depois, andares a 100 as 3
tudo pode acontecer

A cada 100 moçambicanos
só 3 usam preservativo
Por isso a cada 100 recém nascidos
só 3 não são seropositivos

E a cada 100 licenciados
só 3 terão emprego
Por que as Universidades formam quadros
mas não incutem cultura de trabalho

Quando pra lutam são chamados
os  nossos jovens vão sem medo
Pede-se que dêem a vida pelo Estado
pois de cada 3 soldados mortos
mais outros 100 serão formados

E tenho que chegar as 3 a paragem
pra poder apanhar o chapa 100
Olha que o cobrador dá-te uma txaia
se o tako subires o chapa sem

Bom mesmo e ser alguém importante
filho de algum dirigente
Pois carros de escolta tenho 3
e guarda-costas mais de 100

E em 3 minutos roubam te os espelhos
os limpa-brisas e as tampas
E os mesmos voltas a comprar
no Estrela, cada te vão vender a 100

E em minha casa somos tantos
que eu divido a cama com mais 3
Ganho pouco e o
meu salário nunca chega ao fim do mês
E vou vivendo sem sonhos, sem esperança
sem rumo sem poupanças
 100 problemas, 100 dívidas
100 razões  tenho para viver sem esperança

E sem entusiasmo continuo
a espera, da dita força da mudança
Mas o Giovanni avisou-nos
que este era o país do pandza

Ilustração por Hugo Mendes (hdjmendes@gmail.com) 
https://instagram.com/psiconautah/


Escrito por: Dércio Ferreira
Ilustração: Hugo Mendes

0 comentários:

Enviar um comentário

My Instagram